Branding

O que é Brand Book e como criar o manual de marca da sua empresa

O Brand Book é o manual que representa a marca em todos os aspectos relevantes, de modo a guiar os colaboradores e auxiliares na criação das peças de comunicação. Também é uma maneira de educar as pessoas, interna ou externamente, acerca dos valores e da identidade da empresa.

O Brand Book de uma empresa é uma ótima maneira de alinhar os esforços de Marketing e comunicação e garantir um posicionamento consistente na mente dos clientes. Como se comunicar no meio digital é uma tarefa complexa, ter um manual ajuda a diminuir os problemas e a assegurar maior certeza de bons resultados.

Esse assunto é muito importante, assim como vários outros da gestão de marca, mesmo que muitos líderes pensem que é possível dispensar essa preocupação. Um foco completo na gestão do manual possibilita um retorno em curto e longo prazo, com uma organização geral da companhia em diversos âmbitos.

Saiba mais sobre o Brand Book e entenda o objetivo, as vantagens e a importância. Eis um guia do que veremos neste artigo:

O que é Brand Book?

Chamamos de Brand Book o famoso manual da marca, estrutura que contempla todos os aspectos relevantes que a compõem. É considerado como um documento que materializa a concepção da empresa em pontos muito bem definidos, e em um conjunto de regras e práticas que, como características de um personagem, ajudam a determinar a unicidade da companhia.

Assim, é um manual geral, que contém tanto elementos da missão e dos valores da empresa quanto da forma de apresentação visual. Além disso, é uma tática de branding que concentra os esforços dessa área. Não é somente um guia de identidade visual, mas abrange esse documento também.

A ideia de um Brand Book é compartilhar informações relevantes acerca de uma marca. Isso pode ser feito por meio de comunicação ao público geral (incluindo concorrentes) ou de uma forma restrita, para profissionais que prestam serviços e para funcionários. Vamos discutir isso melhor, no tópico seguinte.

Quais são os objetivos do Brand Book?

Existem várias finalidades para justificar a criação de um Brand Book. Uma delas é a unificação da comunicação da empresa, com uma série de regras. Ou seja, o manual serve como uma forma de centralizar todos os aspectos importantes acerca da apresentação da organização, tanto em uma dimensão visual quanto em questão de postura pública.

Assim, todos os funcionários que trabalham diretamente com a comunicação, ou profissionais que prestam serviços (como freelancers), poderão se basear no guia para a criação de peças e de conteúdos. O documento é feito para ser compartilhado e para direcionar os colaboradores e auxiliares.

Desse modo, evita-se um problema comum em muitas empresas: a falta de unidade nas peças e abordagens. Por exemplo: em um canal, a empresa apela para determinado público e se apresenta com certo tom. Em outro, muda totalmente e tenta investir em outra parcela dos usuários. Isso transmite uma ideia de que a organização não se conhece, nem a seus clientes, e está tentando atirar para todos os lados.

Outro objetivo é a criação de um posicionamento na mente dos consumidores. Ele consiste em criar uma imagem para representar algo na concepção mental dos clientes. É como conquistar um espaço exclusivo para sua companhia dentro das mentes das pessoas, de modo a facilitar as relações comerciais.

Uma vez que há uma unificação de aspectos centrais da comunicação e da apresentação, é possível criar uma imagem consistente, única, padronizada, deixando claro o porquê de a empresa agir como atua.

Outro fator importante é a humanização da marca, uma tendência importante das corporações de todos os tamanhos. Companhias têm tentado adotar características humanas ou elementos de personalidade que as definam claramente, assim como ocorre com as pessoas. Afinal, essa estratégia ajuda na criação de conexão com os clientes.

Como criar o manual de marca da sua empresa?

Agora, vamos entender melhor como criar o manual de marca de sua empresa. Investigaremos a fundo quais são os elementos que não podem faltar em sua análise.

Identidade visual

Evidentemente, a identidade visual compõe um dos elementos principais. Nesse aspecto, podemos incluir a tipografia dos sites e das peças, as cores, a composição, o logotipo e suas variações com os contextos para aplicação etc. No documento, você terá a base para criar qualquer peça visual, estática ou em movimento, ou para desenhar páginas na web, entre outros.

Tom e voz

Essa parte é mais útil para copywriters e equipes de redação, internamente, em estratégias de Marketing de Conteúdo. Trata-se da voz e do tom para cada canal, de modo a guiar os redatores na criação de conteúdos. Especifica se a companhia utiliza uma abordagem mais formal ou informal, se usa determinadas palavras-chave e qual emoção gostaria de inspirar em suas personas.

Valores e missão

Essa parte é mais geral. Consiste em componentes dos valores e da missão da empresa, fatores que também aparecem em sites institucionais, em muitos casos. Trata-se do objetivo de cada marca e seu impacto no mundo, com as funções que seus produtos/serviços exercem e o sonho que a organização almeja conquistar.

Boas práticas

Essa seção dos Brand Books tende a ser direta: é um conjunto de regras e práticas que definem o que pode ser feito e o que não deve ser feito (do’s e don’t’s). Em alguns casos, o uso dos logos de uma maneira inadequada é desencorajado, ao passo que é explicado como usar corretamente. Em outras situações, a adoção de determinadas palavras é colocada como algo a se evitar.

Qual é a importância do Brand Book para seu negócio?

Um Brand Book agiliza os processos internos. Os colaboradores novos não precisarão de um longo processo de treinamento, nem mesmo perguntar o tempo todo sobre a empresa.

Eles podem, simplesmente, acessar o documento online e sanar todas as suas dúvidas com alguns cliques. Desse modo, o trabalho deles é otimizado, com aumento da produtividade.

Um manual de marca é importante e vantajoso por viabilizar o trabalho em equipe de uma forma saudável, com menos dores de cabeça. Ele ajuda, afinal, a democratizar a informação e torná-la fácil de acessar e de compartilhar.

O Brand Book, ou manual de marca, é um documento essencial para ajudar no aperfeiçoamento da comunicação. Com ele, a equipe consegue unificar as práticas recomendadas e a forma de apresentar a empresa, a fim de gerar um posicionamento forte na mente dos consumidores e facilitar a fidelização. Com uma imagem unificada, fica mais fácil concorrer no mercado e conquistar espaço, com autoridade e credibilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.