Hospedagem

Qual a diferença entre POP e IMAP?

Na internet existem diversos protocolos de comunicação entre sua máquina e os servidores, dentre eles temos três importantes protocolos que caracterizam o funcionamento de E-mails, são eles POP3, IMAP e SMTP, cada um tem sua funcionalidade e particularidade, por isso é bom esclarecer cada um deles, pois, comumente é necessário fazer escolha entre POP3 e IMAP ao se configurar uma conta de e-mail numa plataforma externa de e-mails, como o Outlook, Thunderbird, Gmail, etc. Vamos lá?

O que é POP3? (Post Office Protocol)

Ao configurar sua conta de e-mail numa plataforma externa você pode ter a opção de escolher para usar como servidor de entrada o POP3 ou IMAP. Quando se é escolhido o POP3, todos os e-mails recebidos naquela conta serão baixados para um ambiente local (pode ser seu computador pessoal, celular, nuvem, etc.), porém, e-mails enviados não serão baixados. O ponto interessante do POP3, é que quando o download de todos os e-mails é finalizado, esses mesmos e-mails que estavam na conta de e-mail serão excluídos, isso é vantajoso para os casos em que você precisa liberar espaço da sua hospedagem.

A função de excluir os e-mails da conta ao realizar o download, pode ser desabilitada, dependendo em qual software de e-mail você estiver usando (Outlook, Thunderbird, Gmail…), mas tome cuidado, pois, por padrão a remoção dos e-mails é feita na maioria dessas plataformas externas.

Outro ponto de destaque em relação a essa exclusão de e-mails do POP3 é que como os e-mails ficam armazenados em um ambiente local, não há a possibilidade de você utilizar a mesma conta de e-mail em diversas máquinas, se seu intuito era esse, considere utilizar o protocolo IMAP ou então desabilitar a função de remoção dos e-mails do servidor para evitar isso.

A conexão POP3, por padrão, se utiliza nas portas:

  • 995 – É a porta POP3 que tem criptografia SSL, o que da segurança aos dados trocados com o servidor. Isso evita que caso alguém intercepte seus dados, não consiga decifrar nenhum conteúdo.
  • 110 – É a porta POP3 que não tem criptografia SSL. Evite utilizar essa porta, principalmente se for utilizar algum Wi-fi público.

O que é IMAP (Internet Message Access Protocol)

O IMAP é semelhante ao POP3, mas ele não realiza o download dos arquivos de e-mail do servidor da conta de e-mail, invés disso ele realiza um sincronismo de mensagens, ou seja, o software externo (Outlook, Thunderbird, Gmail…) que você usar para configurar sua conta de e-mail vai espelhar todo o conteúdo de e-mail que a conta de e-mail possui, e vai inserir esses dados na estrutura da própria ferramenta, de certa forma você vai estar usando o mesmo e-mail do Webmail normal, porém, com toda a estrutura do software que você utiliza.

O IMAP diferentemente do POP3 consegue realizar o sincronismo de qualquer pasta da sua conta, inclusive os e-mails enviados pela conta, porém, isso depende do software que você utilizar, se for um Outlook muito antigo, envios de e-mail pelo software externo pode acabar não ficando sincronizado, ficando apenas registrado no servidor original do e-mail.

Também como destaque, o IMAP permite que o usuário configure sua conta de e-mail em diversos dispositivos, coisa que pode não ser possível no POP3.

A conexão POP3, por padrão, se utiliza nas portas:

  • 993 – É a porta IMAP que tem criptografia SSL, o que da segurança aos dados trocados com o servidor. Isso evita que caso alguém intercepte seus dados, não consiga decifrar nenhum conteúdo.
  • 143 – É a porta IMAP que não tem criptografia SSL. Evite utilizar essa porta, principalmente se for utilizar algum wi-fi público.

Considerações Finais

Esses são as principais diferenças entre esses dois protocolos, apesar deles fazerem mais do que só o que foi mencionado, foi optado por destacar o que eles se distinguem. Caso ficou alguma dúvida ou faltou alguma informação, deixe nos comentários que posso estar atualizando o artigo no futuro.

 

Fonte: Hostgator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.