Marketing

Quais são os profissionais e cargos de equipes de Marketing Digital

Conheça os cargos e profissionais do marketing digital: formação e responsabilidades. Válido para departamentos de marketing e agências digitais.

Índice

Quais sãos os profissionais (cargos) do Marketing Digital

Por ser algo novo e em constante evolução, a nomenclatura para cada cargo costuma variar. Muitos utilizam nomes em inglês, o que não está errado, mas vamos usar um conceito mais simples e objetivo.

As habilidades independem se é a equipe interna de uma empresa ou se é uma agência digital, pois o funcionamento será o mesmo. A única diferença é que a agência digital não mergulha tanto no conhecimento do produto, já que recebe informações de um intermediador da empresa, normalmente da equipe de marketing, de gestores ou empresários.

* A formação indicada em cada profissional é apenas a origem mais tradicional, para facilitar a busca de talentos. Cuidado para não tornar isto um pré-requisito obrigatório. O conhecimento adquirido na experiência prática, na escola da vida, é mais relevante que a formação acadêmica. E no Marketing digital isto é ainda mais comum, já que se trata de uma ciência nova, onde o pioneirismo dos que acreditaram primeiro no mundo online, é o que criou os profissionais com mais conhecimento atualmente.

Mesmo assim, muitos destes profissionais tiveram mais oportunidade e facilidade devido a sua formação e suas experiências profissionais em áreas relacionadas. Por isto citamos a formação, que é um indicativo para acelerar a busca de profissionais.

Profissionais padrões

Esta é a base para qualquer equipe digital. Embora possa ser adaptada de acordo com os recursos e maturidade digital da empresa.

montar equipe média marketing digital

É comum a utilização do termo “Mídia” no lugar de “Marketing Digital”, como Gerente de Mídia, Analista de Mídia, etc. 

Analista de Marketing Digital (ou analista de mídia ou gestor de tráfego)

Formação: Marketing, Publicidade, TI (tecnologia da informação, computação), Design ou Jornalismo. Ou formado na escola da vida.

Responsabilidades: captação da estratégia com o cliente interno ou externo, planejamento de campanhas, de automação, de sites, revisão de textos, performance de anúncios, definição e medição de indicadores, otimização de campanhas, homologação de criações, pesquisa de novas tecnologias, criação de estratégias de SEO. Deve acompanhar o mercado (concorrentes) e referências no mundo digital.

Assistente de Marketing Digital

Formação, cursando ou técnico: Marketing, Publicidade, Design ou Jornalismo. Ou formado na escola da vida.

Responsabilidades: pesquisa de referências, criação de conceitos e redação, envio e recebimento de demandas de criação, criação e disparo de e-mail, configuração de automação. Publicação de anúncios, geração de relatórios, atualização de sites e blogs, revisão de SEO nas publicações e páginas, atendimento em mídias sociais. Desejável conhecimento em edição básica de imagem.

Redator / Copywriter

Formação: Jornalismo, Marketing ou Publicidade. Ou formado na escola da vida.

Responsabilidades: produção de conteúdo para mídias sociais, roteiro de vídeos, narrações, textos institucionais e textos para anúncios em geral.

Designer

Formação: Design, Fotografia, Jornalismo, Marketing ou Publicidade. Ou formado na escola da vida.

Responsabilidades: edição de imagens e vídeos, fotografia e captação de vídeo, aplicação de conceitos de usabilidade, criação de layout de sites, criação de e-mail marketing. Conhecimento das especificações de anúncios nas principais mídias digitais, como Facebook Ads e Google Ads. Desejável conceito básico de HTML e edição simples de sites em plataformas CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) como WordPress.

Programador Web ou Web Designer

Formação: Design ou TI. Ou formado na escola da vida.

Responsabilidades: construção, ajuste e evolução de websites, blogs e lojas online. Contratação de hospedagens e publicação de sites. Pesquisa e implementação de plug-ins e ferramentas em sites. Em alguns casos pode ser responsável por projetar a estrutura e o design.

Profissionais especialistas

Em equipes maiores ou com características especiais pode haver especialistas para atender de forma mais completa alguma das responsabilidades dos profissionais padrões citados anteriormente.

montar equipe completa marketing digital

Analista de Marketing / Cientista de Marketing

Formação: Marketing, Publicidade, Design ou Jornalismo. Ou formado na escola da vida.

Responsabilidades: captação de estratégia com cliente interno ou externo, conhecimento do portfólio, planejamento de tema das campanhas. Acompanhamento do mercado (concorrentes) e referências no mundo digital. É um complemento do Analista de Marketing Digital, que fica mais em contato com a estratégia da empresa e idealiza as ofertas que deverão ser promovidas em ambos os meios.

Analista de Mídias Sociais

Formação: Marketing, Publicidade, Jornalismo, Relações Públicas, Vendas ou Administração. Ou formado na escola da vida.

Responsabilidades: atendimento relativo a publicações em mídias sociais (SAC 2.0), criação de conceito para publicação, redação de anúncios e publicação nas mídias.

Analista de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca)

Formação: Publicidade, Marketing, TI, Matemática ou Estatística. Ou formado na escola da vida.

Responsabilidades: criação de estratégias de SEO, revisão de SEO em textos, otimização de SEO.

Analista de CRO (Conversion Rate Optimization ou Otimização da Taxa de Conversão)

Formação: Design ou TI. Ou formado na escola da vida.

Responsabilidades: análise de métricas de conversão, definição de estratégias, especificação de ajustes para desenvolvimento e criação, aplicação de alterações simples, pesquisa e operação de ferramentas de CRO.

Analista de UX no Marketing Digital (User Experience ou experiência do usuário)

Formação: Design. Ou formado na escola da vida.

Responsabilidades: projeção da melhor experiência de navegação e utilização das plataformas online, análise do comportamento dos usuários visando o aumento das taxas de interação e conversão.

Cientista de Dados

Formação: Marketing, Publicidade, TI (tecnologia da informação, computação) ou Matemática. Ou formado na escola da vida.

Responsabilidades: definição de indicadores, análise de métricas, soluções para aumento das taxas de conversão.

Analista de Qualidade

Formação: Administração, Marketing, Publicidade ou TI. Ou formado na escola da vida.

Responsabilidades: validação da qualidade dos processos de construção (site, blog, aplicativo) e criação (conteúdo e anúncio), criação e atualização de indicadores de qualidade, propõe soluções para melhoria nos processos de construção e de criação.

Analista de Atendimento

Formação: Marketing, Publicidade, Jornalismo, Relações Públicas, Vendas ou Administração. Ou formado na escola da vida.

Responsabilidades: atendimento das solicitações da equipe de Marketing Digital, encaminhamento das solicitações e cobrança de prazos internos. Auxilia analistas, assistentes e coordenadores no contato com os clientes.

Analista de Marcas

Formação: Marketing, Publicidade, Jornalismo, Relações Públicas, Vendas ou Administração. Ou formado na escola da vida.

Responsabilidades: atendimento de solicitações dos clientes, SAC 2.0, encaminhamento das solicitações e cobrança de prazos internos, auxilia analistas, assistentes e coordenadores no contato com os clientes.

Programador Front-end

Formação: TI (tecnologia da informação, computação)ou Design.

Responsabilidades: construção da camada de interface de sites, blogs e aplicativos. Ou formado na escola da vida.

Programador Back-end

Formação: TI. Ou formado na escola da vida.

Responsabilidades: construção da camada de negócio e acesso a dados de sites, blogs e aplicativos.

Arquiteto de Software

Formação: TI. Ou formado na escola da vida.

Responsabilidades: pesquisa e escolha das melhores tecnologias, definição e aplicação de itens avançados de construção de software. Zela pela qualidade e produtividade do ecossistema de plataformas online.

Gestores de Marketing Digital

Confira os principais cargos de liderança em equipes de marketing:

Diretor de Marketing ou CMO (Chief Marketing Officer)

Formação: Administração, Marketing, Publicidade ou Vendas. Ou formado na escola da vida.

Responsabilidades: conecta a estratégia da empresa com a estratégia da equipe de marketing. Priorização de projetos, captação de orçamento e acompanhamento dos resultados.

Gerente de Marketing Digital

Formação: Administração, Marketing, Publicidade, TI (tecnologia da informação, computação) ou Jornalismo. Ou formado na escola da vida.

Responsabilidades: aumento da produtividade da equipe, distribuição do orçamento, alcance de metas, acompanhamento de resultados das campanhas e da produtividade da equipe.

Coordenador de Marketing Digital

Formação: Administração, Marketing, Publicidade, TI, Design ou Jornalismo. Ou formado na escola da vida.

Responsabilidades: distribuição de tarefas, atendimento, avaliação da qualidade técnica das entregas, planejamento da capacitação da equipe e aumento da produtividade. Em equipes menores é interessante que acumule as competências de um Analista de Marketing Digital, para apoiar em picos de demanda ou situações que exigem maior experiência.

Conclusão

A internet é fundamental para empresas divulgarem seus produtos e serviços. Por isso é tão importante ser eficaz no Marketing Digital e é questão central na competitividade de uma empresa. A iniciar pela escolha dos profissionais.

 

Fonte: eKyte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *