Tráfego Pago

Google Ads: vale a pena continuar anunciando seu negócio em 2022?

Escolher as ferramentas de marketing certas para promover seus produtos e serviços nunca é fácil, principalmente, em um cenário em constante modificação, como o digital. O Google Ads vale a pena e vem sendo uma constante por muitos anos, mas é preciso entender se ele ainda é eficaz?

Criar um negócio de sucesso não é fácil, e desenvolver um produto ou serviço com potencial para definir um novo parâmetro de qualidade é realmente apenas o começo de sua jornada. Certificar-se de que as pessoas para as quais você o desenvolveu realmente o conheçam em primeiro lugar pode ser igualmente desafiador, por isso, as soluções certas de marketing digital são cruciais.

Por muitos anos, o Google Ads foi considerado um item básico absoluto, sem o qual sua campanha de marketing não poderia ser considerada completa. Mas e agora? Afinal, muita coisa mudou no cenário digital desde que o Google lançou o Google Ads (anteriormente Google Adwords), em 2000.

Conforme você avança em 2022, é natural se perguntar se um serviço que existe há mais de 20 anos, como o Google Ads, vale a pena, independentemente de quão amplamente usado ainda possa ser. Então, aqui está um apanhado de tudo que você precisa saber:

Como funciona o Google Ads?

Google Ads continua sendo uma das opções de publicidade pay-per-click mais populares e amplamente usadas em todo o mundo, e ainda funciona, essencialmente, da mesma maneira de sempre. Os usuários do Google Ads selecionam palavras ou frases que gostariam de classificar em pesquisas relevantes do Google.

Em seguida, fazem lances de acordo com o quanto estão dispostos a gastar cada vez que um de seus anúncios recebe um clique. Assim que determinado anúncio do Google estiver ativo, ele tem a chance de aparecer no topo das pesquisas relevantes na caixa de anúncios do Google.

A caixa de anúncios é sempre exibida acima da lista de resultados de pesquisa orgânica do buscador, dando aos links incluídos uma ótima chance de gerar tráfego e converter vendas. Os anúncios do Google também podem ser exibidos em muitos outros recursos e aplicativos da empresa. Isso inclui o Google Maps, o Google Play, o Google Images e o Google Shopping.

É possível até expandir o alcance potencial de seus anúncios para que eles apareçam quando seu público-alvo assiste a vídeos no YouTube, acessa o Gmail ou passa algum tempo em muitos de seus sites favoritos.

Quando um usuário clica em um de seus anúncios, independentemente de onde ele foi exibido na Rede de Display do Google, você paga o valor do lance na palavra ou frase associada. Você nunca precisa pagar por anúncios exibidos, mas não clicadosporém, precisa liquidar, independentemente de esse clique ser convertido em uma venda.

Como começar a usar o Google Ads?

Como todos os produtos e interfaces da rede do Google, é muito fácil começar a usar o Google Ads, caso ainda não o tenha feito. Provavelmente, você desejará começar com um entendimento básico de SEO, escolhendo suas palavras-chave com cuidado. Dividir seus produtos em categorias e subcategorias organizadas é uma ótima maneira de garantir que você cubra todas as suas bases. 

Em seguida, quando estiver tudo pronto para iniciar sua campanha, defina seu orçamento, selecione as palavras-chave desejadas e faça lances, de acordo com os fundos alocados para seu projeto. Depois, refine a maneira como você deseja que seus anúncios sejam exibidos na rede do Google, selecionando o tipo de correspondência (ampla, exata etc.).

Por fim, crie seus anúncios, ative sua campanha e volte sempre para ver como as coisas estão indo. É só isso!

Google Ads vale a pena, hoje em dia?

Com mais de 3,5 bilhões de usuários diários e mais de 1,2 trilhão de pesquisas realizadas por ano, o Google é, de longe, a plataforma de buscas mais popular e amplamente utilizada no mundo. A cada segundo, 40 mil novas pesquisas são realizadas no buscador, cada uma vinculada a uma pessoa que pode estar procurando exatamente os produtos ou serviços que você vende.

Então, vale a pena anunciar no Google? Sim, mesmo em 2022, e isso não mudará tão cedo. É uma boa ideia incluir o Google Ads em sua campanha de marketing, também. Aqui estão alguns dos benefícios mais importantes que o Google Ads traz para você.

O potencial é ilimitado

Uma campanha bem desenvolvida no Google Ads é tão escalável quanto você precisar, pois muitos milhões de novas palavras-chave são colocadas em lances todos os dias. Então, se você deseja explorar um novo mercado ou estabelecer conexões mais robustas com determinado grupo demográfico, tudo o que você precisa fazer para que isso aconteça é adicionar algumas novas palavras-chave à sua campanha do Google Ads.

Se estiver dentro do seu orçamento, você poderá aumentar ainda mais suas chances de atrair cliques, ampliando seus lances nas palavras-chave mais importantes. Como você tem total controle sobre sua campanha, pode pausar e reativá-la sempre que quiser, sem penalidades.

Os resultados são rápidos

Aqueles que não gostam da ideia de publicidade pay-per-click, geralmente, dizem que ela não vale a pena porque você pode direcionar tráfego com a mesma eficácia usando SEO. Sim, a estratégia é, sem dúvida, importante e deve ser uma parte significativa de qualquer campanha de marketing completa. Mas as opções pay-per-click, como o Google Ads, geram resultados muito mais rápidos.

Na verdade, você começará a ver bons resultados praticamente de forma instantânea, enquanto o SEO demora um pouco para gerar um bom retorno sobre seu investimento original — normalmente, meses. Um profissional de marketing experiente usaria ambos por esse motivo. Pense no PPC como uma maneira de fazer a bola rolar, enquanto você continua jogando o resto da partida com o SEO.

Você se conecta com os consumidores no melhor momento possível

Pense na última vez que você esteve em busca de determinado produto ou serviço. No momento em que você chegou ao ponto em que estava pesquisando as possibilidades no Google, você já havia decidido fazer essa compra. Seus futuros clientes estarão no mesmo estado de espírito, isso é garantido.

O fato de seus anúncios do Google aparecerem à frente, até mesmo, dos melhores resultados de pesquisa orgânica significa que você alcançará seu público-alvo exatamente quando for mais importante: quando ele estiver pronto para seguir em frente com uma compra. Em outras palavras, os anúncios do Google garantem que seu produto esteja sempre na frente das pessoas certas, no momento adequado.

Você pode acessar mercados altamente específicos

Todo empresário tem planos maiores para suas campanhas de marketing e metas específicas que gostariam de alcançar. Por exemplo, uma empresa local pode estar interessada em construir autoridade em seu setor de forma mais ampla, mas também, em obter mais clientes locais.

O Google Ads facilita o direcionamento de sua publicidade para quem você deseja alcançar em praticamente qualquer contexto que você possa imaginar. Deseja definir limites de alcance geográfico em seu anúncio para atrair melhor os clientes locais? Sem problemas. Quer focar um nicho de mercado específico? Você também pode fazer isso facilmente, assim como qualquer outra coisa em que possa pensar.

Há muita variedade para escolher

Se você conhece os primórdios dos anúncios do Google, sem dúvida, se lembra de como eles eram — anúncios de texto eficazes, mas relativamente básicos, que não traziam muito brilho. Hoje, embora a ideia geral dos próprios anúncios seja semelhante, os profissionais de marketing experientes têm muitos formatos para escolher.

Procure opções desenvolvidas para setores específicos em mente, incluindo turismo, gastronomia ou manutenção automotiva. Acrescente belos recursos visuais, como mapas interativos e fotos profissionais, aos seus anúncios para chamar a atenção e atrair clientes específicos. Se você imaginar um anúncio específico, o Google Ads, provavelmente, oferece uma maneira de criá-lo.

É fácil acompanhar a sua campanha

Criar uma campanha eficaz e ativá-la é apenas parte do sucesso de uma estratégia de marketing. Manter um controle cuidadoso dos dados e analisá-los minuciosamente é o que importa.

O Google Ads vem integrado com uma das opções de analytics mais completas e fáceis de usar que você pode encontrar. Tudo o que você precisa fazer para ver como determinada campanha está indo é visualizar suas estatísticas e obter acesso instantâneo a tudo o que deseja saber.

Exemplos incluem:

  • taxa de cliques (CTR);
  • volume de pesquisa de palavras-chave;
  • Custo por Conversão (CPC);
  • índice de qualidade do anúncio;
  • classificação do anúncio.

Você também tem a opção de vincular sua conta do Google Analytics à do Google Ads e comparar seus dados de pesquisa orgânica com seus dados de PPC, de maneira conveniente, lado a lado. Em outras palavras, muito do que você precisa para vender continuamente com mais inteligência vem com o pacote quando você usa o Google Ads.

Há mais de uma forma de nivelar a disputa

É claro que, simplesmente, aumentar seus lances para palavras-chave importantes é uma forma de potencializar a classificação do seu anúncio, mas essa não é a única. Qualidade e relevância são extremamente importantes para o Google, então, um profissional de marketing experiente, que manda bem em escrever anúncios e planejar campanhas, tem uma vantagem real sobre seus concorrentes.

Faça um bom trabalho ao criar anúncios de qualidade e otimizá-los com perfeição, e você poderá facilmente superar os anúncios menos relevantes, que podem estar associados a lances mais altos. Seu índice de qualidade vem da combinação de relevância e experiência do usuário em seus anúncios. A classificação do seu anúncio é determinada combinando seu índice de qualidade com seu lance máximo por clique.

Você consegue se reconectar facilmente com visitantes antigos do seu site

Quando você está no processo de encontrar a solução certa para seus problemas, pode visitar muitos sites diferentes, antes de fazer a escolha certa. Seus clientes são da mesma forma e, a menos que tenham uma memória extraordinária, é fácil esquecer onde viram algo de interessante.

O Google Ads tem vários recursos que facilitam o lembrete das pessoas sobre suas melhores ofertas, caso elas já tenham visitado seu site antes. Se um lead sair antes de finalizar uma compra, uma campanha de remarketing poderá exibir seus produtos, por meio de interfaces de publicidade em outros sites, bem como em toda a Rede de Display do Google. Um lead que já visitou seu site tem muito mais chances de converter, se seus produtos forem exibidos novamente no futuro.

Google Ads x SEO: SEO ainda é importante?

O Google Ads e o bom e velho SEO têm muito em comum em relação ao objetivo final. Ambos envolvem direcionar o tráfego certo para o seu site — tráfego que esperamos converter em vendas e clientes fiéis, em algum momento.

Ambos aproveitam o público potencial incomparável que o Google traz. Os dois podem conectar você a um público-alvo interessado em seus produtos. Mas existem diferenças importantes entre eles que os profissionais de marketing precisam considerar:

  • campanhas de SEO bem-sucedidas geram resultados mais lentamente, enquanto o PPC começa a direcionar o tráfego quase imediatamente;
  • o PPC permite que você personalize as campanhas rapidamente, conforme necessário, enquanto as campanhas de SEO, geralmente, evoluem gradualmente, ao longo do tempo.

Em outras palavras, soluções de publicidade PPC, como o Google Ads, valem a pena e são muito eficazes quando se trata de ajudar você a atingir muitas de suas metas de marketing. Elas vão gerar vendas, direcionar tráfego e ajudar você a aumentar o reconhecimento quando se trata de sua marca, especialmente, se seus anúncios forem bem escritos e otimizados.

No entanto, eles não substituem o SEO. A estratégia de otimização é uma parte tradicional do marketing digital por um excelente motivo — oferece às empresas a melhor chance de serem descobertas precisamente pelo público que desejam alcançar. Pode demorar um pouco para acertar o processo disso, mas os resultados são inegáveis ​​quando acontece.

Dito isso, tanto o Google Ads quanto o SEO tradicional têm lugar nas campanhas de marketing modernas, mesmo em 2022. Ambos ajudarão você a atingir seus objetivos daqui para frente, mas o SEO ainda é o rei ao construir uma autoridade duradoura e atrair público.

As campanhas de marketing mais bem-sucedidas costumam ser aquelas completas, que fazem uso inovador de várias soluções práticas. Obviamente, o SEO sempre foi uma grande parte do sucesso de uma empresa, e esse continuará sendo o caso em 2022. Mas o Google Ads vale a pena e ainda tem um lugar nos planos de campanha de um bom profissional de marketing.

Buscar a ajuda dos especialistas certos é mais uma maneira confiável de garantir que sua campanha de marketing seja tudo o que deveria ser. Na Rock Content, nós nos especializamos em oferecer experiências inovadoras e de alto nível que geram receita, obtêm resultados e impulsionam sua marca para topo do mercado.

Então, entre em contato hoje mesmo e leve sua estratégia de marketing digital para o próximo nível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.