Websites

Confira o passo a passo de como fazer agendamento no WordPress

Se a produção de conteúdos no blog da sua empresa for muito grande, a ponto de você não ter tempo suficiente de publicar diariamente, é importante saber como fazer agendamento no WordPress. Continue a leitura deste post totalmente dedicado ao assunto.

Cada conteúdo que você publica no seu blog é uma nova chance de aquisição de negócios. É por isso que muitas empresas investem na criação de conteúdos e mantêm uma periodicidade forte de publicação nos seus blogs. Contudo, para gerenciar uma demanda alta, é preciso saber como fazer agendamento no WordPress.

Se sua rotina ou da pessoa que cuida da estratégia de Marketing de Conteúdo para você é muito ocupada a ponto de, algumas vezes, não sobrar tempo para publicar artigos no blog, isso é prejudicial para a sua audiência, que espera pelo post do dia, além de representar a perda de uma boa oportunidade comercial. Na Rock Content, por exemplo, um único blog post foi capaz de gerar uma receita de 2 milhões de reais.

Por isso, programar as postagens no WordPress é essencial e, neste artigo, apresentamos como você pode fazer isso a partir dos seguintes tópicos:

Vamos lá?

Por que fazer agendamento no WordPress?

Embora algumas pessoas e empresas tenham o hábito de decidir que tipo de blog post é pertinente, produzi-lo e publicá-lo no mesmo dia, essa não é uma prática indicada.

Afinal, os conteúdos precisam estar diretamente ligados à sua estratégia de negócio; por essa razão, eles precisam seguir um planejamento.

É recomendado que ele seja feito no mês anterior para que você tenha pautados todos os posts que serão produzidos e publicados.

Para que as publicações façam sentido, é prudente tê-las organizadas num calendário editorial, onde você deve inserir os dias e os horários para a publicação dos posts. A escolha deve ser feita com base nos tipos de conteúdo que a sua audiência mais gosta de consumir durante a semana e as horas de maior acesso — informações que podem ser checadas nos relatórios do Google Analytics.

Assim, o próximo passo é programar. Quem trabalha com conteúdo tem muitas tarefas no dia a dia, e deixar os blog posts programados para que sejam publicados automaticamente é fundamental.

Uma boa prática é escolher um dia da semana que tenha menos movimento e dedicá-lo a programar todos os conteúdos da semana ou do mês. Levando em conta que publicar um blog post requer algum tempo (afinal, é necessário revisar o texto, inserir imagens, preencher campos como a meta description e bigode), deixá-lo programado é uma grande vantagem para os dias em que houver muitas tarefas a serem feitas.

Como fazer agendamento no WordPress?

Se você estiver usando o editor atual do WordPress, o primeiro passo é o padrão: dentro do painel, clique em “Novo” na parte superior e, em seguida, em “Post”.

agendamento no WordPress

Após escrever seu conteúdo, localize a função que diz “Publicar”, que fica na parte direita da tela.

agendamento no WordPress

Por padrão, ela diz “Imediatamente” visto que, algumas vezes, a intenção de quem produz o conteúdo é fazer na hora a publicação. Como não é o caso, você deverá clicar na palavra “Imediatamente” para ver as opções de agendamento.

agendamento no WordPress

Um calendário será exibido para que você escolha o dia e horário em que a postagem deverá ser feita.

agendamento no WordPress

Após fazer a escolha, você verá que o botão azul (que antes dizia “Publicar”) mudará para “Agendar”. Assim, basta clicar nele para que o agendamento seja concluído.

Como fazer o agendamento no WordPress usando o Editor Clássico?

Para agendar as publicações no editor clássico do WordPress, o procedimento não é muito diferente. Na parte superior do menu, clique em “Novo” e, logo após, em “Post”.

agendamento no WordPress

Após redigir o conteúdo, localize a parte que diz “Publicar imediatamente” no lado direito da tela e clique em “Editar”.

agendamento no WordPress
Fonte: ShiftMind

As opções de dia e hora aparecerão em seguida. Escolha os que você quer para a programação e clique em “Ok”.

agendamento no WordPress
Fonte: ShiftMind

Ao fazer isso, o botão azul que diz “Publicar” passará a dizer “Agendar”. Basta clicar nele para que a programação do post seja feita.

agendamento no WordPress
Fonte: ShiftMind

Dica para publicar blog posts agendados nas redes sociais

Todos os conteúdos publicados no seu blog devem ser promovidos depois para que um número maior de pessoas possa lê-los. Uma dessas formas de promoção envolve divulgá-los nas suas redes sociais, sobretudo Facebook, Twitter e LinkedIn. A partir do momento em que você insere a URL do post a ser compartilhado, a rede gera automaticamente uma prévia da imagem de capa da publicação.

agendamento wordpress

Assim como blog posts, publicações nas redes sociais podem ser agendadas usando ferramentas como as que apresentamos neste artigo. Porém, ao fazer o compartilhamento de um blog post que está agendado no WordPress para uma data futura, um problema acontece: a prévia da imagem não aparece, afinal trata-se de um conteúdo que ainda não foi publicado. Portanto, a postagem que mostramos acima apareceria assim:

agendamento wordpress

Como imagens em redes sociais são capazes de gerar mais cliques e engajamento, é importante ter as prévias ao compartilhar seus blog posts. Em teoria, não é possível fazer isso com artigos agendados a não ser que você siga a dica que trazemos aqui ao seguir estes passos:

  • antes de agendar o blog post no WordPress, publique-o imediatamente;
  • em seguida, copie e cole a URL do post na sua rede social, a prévia da imagem será exibida;
  • faça o agendamento da publicação na rede social para uma data futura;
  • volte para o painel do WordPress e mude a data de publicação do post para uma data futura que ocorra antes do compartilhamento agendado na rede social;
  • clique no botão “agendar”;
  • pronto, o post agendado será publicado na sua rede social com a devida prévia da imagem de capa.

Quais são os plugins de agendamento no WordPress?

Caso você queira ou precise de mais opções de agendamento no WordPress, o uso de plugins é bastante benéfico. Trazemos aqui os principais que você pode usar com essa finalidade.

Appointment Calendar

Appointment Calendar é um plugin simples que permite não apenas agendar a publicação de blog posts e páginas, mas também horários, tornando-o muito útil àqueles que precisam marcar atendimento com seus clientes.

Além da versão gratuita, há também uma premium que traz outras funcionalidades, como sincronização com o Google Agenda e pagamentos online.

Bookly

Bookly é um plugin totalmente voltado a agendamentos, mas que traz alguns diferenciais em comparação com os demais.

O primeiro é a possibilidade de customizar o formulário de agendamento, além de classificá-las por categorias caso você precise de diferentes tipos de marcação.

Além disso, ele tem interação com o plugin WPML, o que permite traduzir seus formulários caso o seu público seja internacional.

WP Scheduled Posts

WP Scheduled Posts é um plugin que conta não apenas com agendamento de blog posts, mas também de publicações em redes sociais como Facebook e Twitter.

Seu dashboard permite que você visualize todas as postagens que estão programadas e até mesmo aquelas que são colocadas como rascunho, permitindo total gestão das publicações.

Outra vantagem que o plugin oferece é gerenciar as postagens feitas por diversos autores, o que nem sempre é um trabalho simples quando executado de maneira manual.

Schedule Posts Calendar

Schedule Posts Calendar adiciona um calendário feito em JavaScript para programar publicações de forma visualmente intuitiva.

Dentro dos reviews do próprio WordPress, o plugin tem uma classificação de 4 estrelas e meia, o que é uma avaliação positiva. Os usuários dizem que ele é simples e efetivo, tornando boa sua usabilidade.

Além disso, o Schedule Posts Calendar é um software open source, ou seja, é aberto para que outros usuários possam contribuir para o melhoramento do plugin.

Easy Scheduled Posts

Easy Scheduled Posts é um plugin projetado, a priori, para desenvolvedores, embora donos de negócio ou profissionais de marketing que tenham algum conhecimento de programação também possam usar.

Usuários mais avançados podem fazer uso do plugin por meio do código [thisismyurl_easy_scheduled_posts] em qualquer blog post ou página que precise dessa funcionalidade.

A exemplo do Schedule Posts Calendar, este também é um plugin open source, que permite a contribuição de outras pessoas que queiram deixá-lo cada vez melhor.

Auto Post Scheduler

Auto Post Scheduler permite tanto publicar novos posts quanto editar os antigos, além de trazer uma grande vantagem: a possibilidade de agendar vários conteúdos em vez de programar cada um individualmente.

Essa é uma característica muito importante para quem precisa trabalhar com um número grande de blog posts.

Caso haja alguma dúvida, existe também um fórum em que os usuários do plugin podem conversar e se ajudar mutuamente.

Editorial Calendar

Editorial Calendar, como diz o nome, traz um calendário que mostra uma visão geral do calendário editorial do blog e quando cada artigo será publicado. Caso você queira mudar a data do agendamento de algum post específico, basta arrastar e soltar dentro do calendário exibido pelo plugin.

Entre as funcionalidades do Editorial Calendar, destacam-se a possibilidade de editar rapidamente os conteúdos e seus respectivos agendamentos, conferir o status de cada um e gerenciar os posts feitos por diversos autores, caso seu WordPress conte com muitas pessoas que produzem conteúdo.

Certamente um desses plugins atenderá bem às suas necessidades específicas e, ao seguir as orientações que trouxemos aqui neste artigo, você também conseguirá fazer agendamento no WordPress de todos os seus posts.

 

Fonte: Rock Content

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *