Websites

“Conteúdo altamente citado”: como se destacar com a nova atualização do Google

Informações falsas não são uma novidade na Internet, e sabemos que elas podem ser extremamente prejudicias em níveis políticos e sociais.

Na última semana, o Google anunciou que irá adicionar um aviso de “conteúdo altamente citado” aos resultados de pesquisa realizados no Google Search, focado em destacar as fontes originais mais confiáveis e evitar a falta de contexto que uma notícia pode tomar à medida que o assunto ganha uma distribuição mais ampla na Web.

Segundo a empresa, a novidade tem como objetivo ajudar os leitores a encontrar “as informações mais úteis ou relevantes para uma notícia”. Mas como essa atualização pode impactar empresas, profissionais de marketing e especialistas em SEO? Vamos descobrir neste artigo.

E se você quiser ficar por dentro de todas as novidades do mundo do marketing digital, assine nossa newsletter interativa abaixo!

O mundo digital e a era da (des)informação

Desde a transformação digital, é possível perceber a diferença na forma como a maior parte das pessoas busca por informações, notícias ou algum tipo de aprendizado.

Dos noticiários de TV e jornais, usuários passaram a realizar pesquisas sobre assuntos diversos na Internet – um local que, para além de artigos informativos, é possível absorver conhecimento através de websites, blogs, redes sociais, podcasts, vídeos e em inúmeros outros formatos de conteúdo.

Mas apesar da enorme quantidade de notícias e informações (e que circulam de inúmeras fontes distintas) ser extremamente valiosa para entender perspectivas diferentes e opiniões construtivas sobre um fato, pode ser desafiador definir se uma informação é confiável ou não – afinal, qualquer um pode produzir um conteúdo e publicá-lo online.

Isso também se dá ao fato de que, especificamente quando se trata de uma notícia atual ou “hot topic”, percebemos uma grande movimentação de usuários e empresas reproduzindo e replicando esses assuntos – e, nem sempre, com todas as informações necessárias.

Isso, ultimamente, tem trazido desconfiança em relação à confiabilidade das fontes, além de uma sensação desconfortável de que não estamos por dentro de tudo que está acontecendo no mundo.

Mas esse novo recurso de “altamente citado” pode ser ótimo para nos ajudar a organizar as informações na internet e evitar desinformação.

Como a nova atualização do Google impacta sua estratégia digital?

Em primeiro lugar, é fundamental refletir sobre a credibilidade da sua empresa, marca ou negócio.

Quando me refiro à credibilidade, quero incentivar uma análise minuciosa sobre o posicionamento da sua marca, a forma como se comunica com seu público e, principalmente, sobre a sua autoridade em relação ao seu segmento de atuação.

Mas por que isso é importante? Mesmo com as diversas variáveis dos algoritmos dos buscadores, uma coisa é certa: sua audiência contribui para a construção da credibilidade da sua empresa ou marca – e, com a nova atualização, empresas têm a oportunidade de se destacarem, ainda mais, em suas áreas de atuação.

Isso pois, quanto mais valor você entrega ao seu público, mais pessoas consumirão e compartilharão seu conteúdo – tornando seu endereço online uma referência para elas e, consequentemente, para os buscadores.

Por isso, se você já entende e trabalha com uma boa estratégia de conteúdo digital, não se esqueça da importância de construir e estabelecer um bom relacionamento com seus usuários e, assim, firmar sua autoridade no assunto.

E, para isso, algumas ações de marketing digital não podem ficar de fora! Veja só:

Produza conteúdos relevantes para o seu público

Uma comunicação eficiente é um dos principais pilares que sustentam uma estratégia digital. Seu objetivo é transmitir uma informação, dado ou ensinamento através de um canal específico, mantendo seu público informado sobre assuntos específicos.

Desenvolver uma estratégia de conteúdo ajudará você a gerar credibilidade por meio da educação dos clientes, transmitindo informações valiosas para solucionar questões que usuários – que podem ser consumidores da sua marca ou não – estão buscando na Internet. E é aí que a nova atualização do Google Search pode te ajudar!

Gerando valor para os usuários por meio de informações relevantes, você consegue construir uma percepção de credibilidade da sua marca de maneira positiva.

Dessa forma, é mais provável ser considerado uma fonte confiável para os buscadores, e ter seu conteúdo direcionado para o usuário como uma fonte segura de informação.

Seja autoridade em seu segmento de atuação

Se tornar uma autoridade em um assunto é desafiador, mas é possível construir um caminho a partir do conhecimento do seu mercado e, principalmente, pelos seus consumidores.

Ofereça a melhor experiência possível, crie melhorias a partir da opinião de quem já é seu cliente e saiba gerar valor através do seu conteúdo para atrair novos.

Por isso, é fundamental estar presente em diferentes etapas no ciclo de compra. Entender as principais dúvidas que seu público possui, apresentar casos de sucesso e depoimentos de clientes podem ter um peso maior na construção da sua autoridade.

Ou seja: se sua marca ou negócio não soluciona a questão que levou o usuário ao seu site ou blog, é bem provável que ele deixe a página com pouco tempo de permanência, e sem tomar nenhuma ação.

Os buscadores entendem isso como algo negativo, uma vez que o tráfego direcionado para sua página não permanece – e por outro lado, ele vai te favorecer se entender que o que você produz está respondendo o que seu público precisa.

Nem todo “Hot Topic” vale a pena ser explorado

Esse ponto, na minha opinião, é um dos mais delicados para essa nova atualização. Afinal, viralizações efêmeras e sensacionalismos em notícias me parecem ter motivado essa movimentação por parte do Google – o que faz sentido, se estamos rodeados por incontáveis fontes diferentes para falar sobre o mesmo assunto.

Por isso, fique atento ao que interessa: o que seu público quer saber, e como você pode contribuir para que o seu conteúdo seja diferenciado.

Adicionar uma análise crítica, uma entrevista com algum especialista ou até um artigo de opinião pode ser a chave para você não somente se destacar, mas também não ser prejudicado por um conteúdo “mais do mesmo”.

E, sendo assim, é bem provável que nem todo assunto, notícia ou conteúdo viral seja bom para sua reputação online.

Há alguns anos, profissionais de marketing percebiam que mencionar ou tratar sobre Trending Topics gerava um retorno rápido de tráfego e compartilhamento, mas nem sempre conseguiam desenvolver a estratégia de conversão na mesma velocidade – ou seja, com a nova atualização, se torna ainda mais necessário entender o que, de fato, gera valor para seu público.

Como otimizar seu conteúdo com a nova atualização do Google?

Existem diversas boas práticas para a construção de uma estratégia de SEO eficiente, e que podem ser utilizadas de forma ainda mais objetiva com a nova atualização. Ter um texto bem estruturado, de qualidade e fácil legibilidade é o primeiro passo! Veja mais:

Hierarquia de informações na página

Ao chegar em seu conteúdo através de uma busca na internet, é bem possível que o usuário escaneie-o antes da leitura: de forma dinâmica, ele quer ter certeza de que terá a resposta correta por ali.

Para uma experiência positiva para o usuário, é fundamental estrutrar a página com títulos, subtítulos e tópicos.

Dessa forma, é possível separar seu conteúdo em seções menores e, consequentemente, facilitar o acesso do usuário até a informação que ele busca. Afinal, longos parágrafos e seções mal divididas estimulam o usuário a abandonar a página, e procurar a resposta em outras fontes.

Realize troca de backlinks com outras fontes confiáveis

Se estamos tratanto sobre confiabilidade e se tornar uma fonte segura na Internet, é quase impossível contruir essa autoridade sozinho.

Afinal, se toda empresa ou marca se especializasse em assuntos diversos, teríamos uma infinidade de informações similares em todo lugar – exatamente o que o Google procura evitar com essa nova atualização.

Por isso uma estratégia de backlinks pode ser uma ótima alternativa! Eles funcionam como uma grande referência para o Google: se um site de qualidade e que já possui uma boa reputação para o buscador encaminha links para o seu, a tendência é que o Google confie mais no seu site.

E por outro lado, direcionar seus usuários para a fonte original ou que já possui uma autoridade estabelecida sobre aquele assunto também pode causar uma boa impressão para o buscador.

Ou seja, se o Google entende aquela fonte como algo confiável e direciona seus usuários para ela através da busca, é bem provável que os links de redirecionamento presente naquela fonte também são confiáveis. Por isso, não deixe de indicar fontes confiáveis em seus conteúdos e encontrar bons parceiros para inserir os seus links.

Enriquecimento do conteúdo original

Depois de muito pesquisar em fóruns e grupos de outros profissionais de marketing, cheguei em um ponto que acredito ser o maior diferencial para se destacar a partir da nova atualização do Google.

Sejamos honestos: nem sempre uma notícia, um conteúdo viral ou de aprendizado é realmente de valor na Internet. Isso pois encontramos muitas réplicas de um texto original, ou de uma notícia que acabou de ser publicada!

Mas se o assunto é o mesmo, o que você pode fazer de diferente? Bom, uma saída é o enriquecimento do conteúdo original, adicionando informações diferentes, ou até uma análise crítica ou de opinião em relação ao assunto principal.

Uma das melhores maneiras de desenvolver isso é, como mencionei anteriormente, através do seu próprio público: como aquela informação afeta o seu usuário, seu mercado, ou até mesmo adaptando para uma linguagem mais específica ou familiar ao seu público.

Pesquise o que o seu público poderia ganhar com aquela informação, e explore ela de forma inteligente e estratégica – não somente um “Ctrl C + Ctrl V” com outras palavras.

As atualizações do Google sempre fazem empresas e profissionais de Marketing se reiventarem, mas também é uma grande oportunidade para rever a forma como você coleta as impressões do seu público e retorna valor para ele.

Que tal colocar essas dicas em prática e ver se você consegue alcançar a confiança do mais famoso motor de busca?

 

Fonte: Rock Content

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.